domingo, 25 de agosto de 2013

PARABÉNS GUERREIROS DO NOSSO FUTSAL


Guerreiros do Macau, após a batalha final


Por Manoel Nazareno

O URV venceu o Macau nas penalidades e sagrou-se campeão da 5ª edição da Taça RN de Futsal. Depois de vencer na primeira partida, o time macauense perdeu em casa por um placar apertado. Empatou sem gols na prorrogação, e perdeu o título nos penalties. Das análises finais, uma publicação no blog Cidade do Sal chamou a atenção ao dizer que a equipe de Macau decepcionou.
Dizer que a equipe de Macau decepcionou é, no mínimo, má-vontade; é sacanagem! Como é que uma equipe que lutou desde o primeiro jogo da competição contra os adversários de fora, em quadra, e, também contra os adversários de dentro de casa (falta de apoio da administração, falta de reconhecimento da própria comunidade, para citar alguns) pode ter decepcionado?
A equipe que se sagrou campeã, então não tem nenhum mérito? Não é sacanagem? Sacanagem contra a equipe macauense e sacanagem contra a equipe do URV? Numa disputa de título - olha a lógica gritante - apenas uma equipe vai vencer. Numa análise rápida, podemos confrontar as duas partidas e veremos que a disputa do título se deu num equilíbrio quase completo. Macau venceu na casa do adversário por um escore apertado. Teria o URV decepcionado sua torcida ao perdem em casa para a excelente equipe do Macau? Creio que não!
O Macau venceu o América nos dois jogos! Vencemos o América! Seria o caso de se imaginar que o América de Natal, clube profissional, (em Macau nunca tivemos profissionalismo em nenhum dos esportes aqui praticados), ao perder as duas partidas, decepcionou? O que fez o Macau vencer o América dentro da sua própria casa? Não foi o nosso futsal que se sobrepôs aos profissionais do clube de Natal?
Da mesma forma, perder para uma equipe como a da URV jamais pode significar decepção! Ora, mas perdemos em casa? E daí? E não vencemos fora? O que há de anormal, num esporte onde o imponderável se realiza em frações, senão milésimos, de segundos? A sacanagem ainda da "decepção" ainda é maior quando se leva em consideração que o título foi decidido nos penalties...
Decepção é dizer que os atletas de Macau, que lutaram contra tudo e contra todos, decepcionaram. Decepcionante é a forma como o Desporto macauense vem sendo relegado a último plano nos últimos 15, 20 anos pelas autoridades responsáveis. Decepcionante é a maneira e as atitudes dos sabujos bajuladores de plantão que querem tapar o sol com a peneira. O Macau Futsal venceu! A decepção da cidade definitivamente, é outra. No futsal, ainda não. A Comissão técnica e todos os atletas provaram em quadra o compromisso com o nosso futsal. Eles não envergonharam a ninguém! Parabéns ( João Maria, Presidente – Ivan Ribeiro, Técnico – José Ribamar, Preparador Físico – Melk, Preparador de Goleiros – Josivan Siqueira, “Seu Nego”, Supervisor – Clodoaldo, Mordomo – Assis, Mordomo – Marcão, Massagista – Atletas: Rafael, Kekel, Nenen de Barreiras, Michel, Nenen do Alto do Rodrigues, Adiano, Dudu, Henrique do Alto do Rodrigues, Helber, Xexéu, Madjer, Hyury, Venício, Rondinelly, Romário, Henrique de Barreiras, João Víctor, Hélio e Arthur.) aos guerreiros do nosso futsal.

Um comentário:

  1. É fácil criticar quando não se estar de dentro. Mande esse blog de M..... ir postar coisas de futuro, pois o que via nesse blog,. não e nada mais que bajular o prefeito da cidade.

    ResponderExcluir